www.cursoscpg.com.br
Contato: (034) 3238-1230
franciely@cursoscpg.com.br

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ATM e Fisioterapia uma Revisão

INTRODUÇÃO

Atualmente, os pesquisadores e a comunidade científica denominam este problema como Disfunção da articulação temporomandibular ou Desordens Têmporomandibulares , dependendo de quem está discutindo esta doença; pode ser chamada por um grande número de nomes (Disfunção Temporomandibular, Disfunção da articulação temporomandibular, Síndrome da dor miofascial, Síndrome de Costen, Disfunção Craniomandibular). De fato, a confusão que gira em torno destes nomes, simplesmente, reflete a dificuldade de tratamento nestas articulações o que é um fator que contribui para a necessidade de padronizar o atendimento, (ROCABADO, 1979).

Apesar de não ser um achado recente, poucos são os profissionais ligados ao tratamento dessas desordens. A divulgação de um material bem elaborado proporcionará uma nova visão a acadêmicos e profissionais não só da área de fisioterapia, mas a todos que possam intervir terapeuticamente na patologia, (OKESSON, 1998; MOLINA, 1989; STEENKS & WIJER, 1996).

Isso alerta para que não haja meros “tratadores de sintomas”, pois muitos são os autores que relatam que pacientes portadores de desordens têmporomandibulares queixam-se de cervicalgia com maior freqüência que indivíduos sem tais disfunções. Daí a grande importância de saber a verdadeira fonte da origem dos sintomas, para que haja uma correta abordagem terapêutica sobre o paciente, levando a uma redução ou ausência de sintomas com maior rapidez e conseqüentemente uma diminuição do tempo de restrição deste frente a sua patologia, (MINORU, 1995; STEENKS & WIJER, 1996).


Trabalho realizado por:
- Juliana Vasconcelos da S Zinni Fuzaro
Fisioterapeuta           

Nenhum comentário:

Postar um comentário